segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Zaqueu…”persona non grata”

Ver Jesus, luz do mundo que brilha com intensidade nas trevas _ Talvez foi este o desejo de Zaqueu, quando subiu na  figueira brava, com a intenção de ver este Jesus, que estava revolucionando a terra de Israel.

Mas não apenas ver por ver, no coração de Zaqueu, tinha algo especial, algo que não foi anotado pelos evangelistas, mas que podemos perceber esta implícito no relato.

Zaqueu era um publicano, cobrador de imposto ( cuidava da coisa publica) além do mais era o chefe dos publicanos, “persona non grata”, odiado pelo seus compatriotas, tido como traidor, Cobrador de impostos públicos a serviço do Império Romano.

Havia duas classes de publicanos em Israel, os recebedores gerais , vindos de famílias nobres, que tratavam direto com Roma, e seus delegados vindos das classes mais baixas da sociedade israelenses da época, independente da origem, eram da mesma forma odiados, tidos no mesmo grau dos gentios, além da colaboração com Roma, ainda eram acusados pela população de enriquecimento ilícito.

Mas voltemos ao Zaqueu dos Evangelhos, Chefe dos Publicanos, homem de pequena estatura, que queria a todo o custo ver Jesus passar. – O nome Zaqueu, tem sua origem no termo hebraico TZACAH, que significa “puro”, ou ainda numa interpretação mais livre “homem justo” tendo em vista a sua pureza…

Vejo em Zaqueu uma revelação, uma historia, um homem que ao nascer foi nomeado como Justo, isso no antigo Israel era de suma importância, pois os pais escolhiam os nomes de acordo com o que desejam para o futuro do filho, penso ainda neste Zaqueu, sendo apresentado no templo quando criança para seu BarMitzvah, recitando as escrituras cumprindo com suas obrigações  Percebo a importância do seu nome, o significado, e posso ver ainda como seus familiares e amigos próximos o chamavam, e como que, automaticamente esperavam que ele viesse a ser O Grande Zaqueu, exemplo de pureza e justiça. Posso ate inferir que, Deus tinha um proposito na vida de Zaqueu.

Algo deu errado, não sei explicar o que houve, mas erros nem sempre precisam de explicações e sim de concertos, e se tem alguém que transforma a vida humana este é Jesus!

Zaqueu agora é um nome que em nada lembra a pureza, pois é considerado cerimonialmente impuro, pois convive e trabalha a serviço de gentios e ainda por cima inimigos de Israel. Zaqueu agora é um nome que em nada lembra a Justiça (Tzdek) pois é considerado pela sociedade um gatuno, ladrão e enganador. Zaqueu que era um nome de honra, agora é sinônimo de “persona non grata” . Enfim Zaqueu é uma zombaria, tanto na estatura quanto no nome.

Zaqueu, esperava apenas ver Jesus passar, nada mais que isso. Sabia bem como os rabinos tratavam um publicano e sendo Jesus  considerado um Rabi, jamais iriam se contaminar com um publicano e pecador, pelo menos, esse era o pensamento corrente.

Mas algo aconteceu, ao querer ver Jesus a todo o custo, foi na verdade visto por ELE. Ao subir na figueira brava, foi convidado a descer e abrir a sua casa, para que Jesus viesse pousar ali, comer e descansar!

Zaqueu, desce depressa… Jesus não citou o nome de Zaqueu como Zombaria, assim como os demais…Posso senti o poder das palavras de Jesus dizendo.. Puro, homem justo  desce…- Jesus não viu Zaqueu como os outros viam, mas viu um Zaqueu, dentro do proposito de Deus, Puro e Justo.

Este Zaqueu puro e justo, já no primeiro encontro com Jesus, começa a fazer jus ao seu chamado e significado do seu nome, para à pureza e justiça, distribuindo seus bens aos pobres e no caso de fraude restituindo 4 vezes mais.

Enfim Zaqueu foi restaurado ao proposito original de Deus.

Queres ser visto por Jesus… então procure vê-lo, primeiro, na estrada no caminho, no meio da multidão procure-o pois ele se deixará achar.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário